*Covatti Filho
A dimensão de um partido pode ser medida em muitos aspectos. Um deles, talvez o primeiro que venha à cabeça quando refletimos sobre essa questão, são os números que o representam.
No Rio Grande do Sul, o Progressistas elegeu, na última eleição municipal, o maior número de prefeitos. Foram 143 homens e mulheres que colocaram sua trajetória à disposição das comunidades e, hoje, conduzem municípios de todos os tamanhos e regiões. Além dos gestores, o partido também levou mais de 1.300 vereadores às câmaras municipais. Um verdadeiro exército de gente comprometida com os valores que unem os gaúchos.
Embora a capilaridade social e regional sejam fundamentais para a construção de um partido, a sua maior grandeza reside em outro ponto: as contribuições e conquistas realizadas ao longo da história. E nesse aspecto, o Progressistas RS é gigante.
No âmbito estadual, contribuímos de maneira decisiva para as transformações e reformas que recolocaram o Rio Grande do Sul nos trilhos do desenvolvimento. Contudo, a alma do Progressistas se materializa nos municípios. Não temos somente o maior número de prefeitos. Ouso dizer que temos os melhores também. E não é de hoje.
Um exemplo disso é Gramado, município da Serra Gaúcha, que talvez muitos leitores do Brasil já conheçam. Mas o que muitos não devem saber é que, por trás do verdadeiro case de sucesso turístico daquela cidade, está um grande e competentíssimo legado progressista, com históricas gestões do partido. Um lugar que encontrou a sua vocação e hoje é uma das principais economias do Rio Grande do Sul. Atualmente, a cidade é conduzida pelo progressista Nestor Tissot.
Assim como Gramado, espalham-se pelo estado exemplos daquilo que está na essência da nossa maneira de governar: a boa gestão. Temos Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Farroupilha, Ijuí, Lajeado, Sapucaia do Sul, São Borja, entre tantas outras referências de administrações que conectam o desenvolvimento com o olhar social. E o mesmo vale para pequenas localidades.
As eleições do próximo ano serão a grande oportunidade de ampliar ainda mais este legado no Rio Grande do Sul. Estamos comprometidos com o fortalecimento das bases. Com a criação de novos diretórios municipais, mais estruturados e com mais ações para alcançar regiões ainda pouco representadas, vamos investir em tecnologia e comunicação digital, ampliando a abrangência da mensagem partidária e a mobilização dos filiados e eleitores. Em uma jornada que será marcada por mudanças e desafios, acompanhando a evolução tecnológica permanente que vivemos, a modernização de processos e da infraestrutura partidária é necessária para que possamos estar alinhados a essas demandas. Isso é base forte!
Em parceria com a Fundação Milton Campos, os programas de formação política continuada, com cursos, workshops e palestras, cumprem um papel fundamental nessa etapa: capacitar as lideranças progressistas para que possam entrar na disputa seguros e cientes dos seus compromissos. Além de construir conhecimentos e fortalecer habilidades de liderança, isso fortalece a identidade e os valores do nosso partido!
Capacitados, políticos tomam melhores decisões. Envolvidos, conseguem olhar para onde está a dor das pessoas e entender o que elas precisam. A construção dessa estrada é coletiva, gradual e permanente. Para isso, é preciso estar atento para o que acontece dentro sem perder de vista o propósito, que é encontrar soluções para fora, na vida das pessoas. Sabemos que um bom governo municipal melhora a vida das pessoas na hora — enquanto um mau governo tranca a vida de uma cidade e atrapalha todo mundo.
Vamos trilhar este caminho de forma posicionada e honrando os valores que sempre nos guiaram, conservando as tradições, a família, a vida e buscando oportunidades para a população gaúcha. Posicionar-se politicamente não é só sobre o que defendemos, mas também sobre o que combatemos. No Rio Grande do Sul, vamos respeitar a autonomia e a realidade de cada cidade, mas somos e seremos oposição política à esquerda e às ideias que afrontam os princípios pelos quais batalhamos.
Conectados estreitamente com as nossas raízes, respeitando nossas tradições e valores, estamos preparados para enfrentar os desafios que virão, desempenhando um papel significativo na vida das pessoas e na promoção de uma sociedade mais livre e verdadeiramente progressista. Reafirmar as identidades partidárias, mais do que um resgate histórico, é respeitar o eleitor e a democracia.
*Deputado federal e presidente do diretório do Progressistas do Rio Grande do Sul