O Progressistas homenageou seu presidente de honra, o ex-ministro e ex-governador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, com a troca do nome da fundação do partido, que passará a se chamar Fundação Francisco Dornelles.
A mudança foi lançada oficialmente no dia 20 de abril, no Rio de Janeiro, em uma cerimônia repleta de homenagens a Dornelles, falecido em agosto de 2023.
A Fundação Francisco Dornelles tem como propósito promover o estudo e a reflexão crítica sobre a realidade brasileira e formar quadros para o exercício consciente da cidadania. A instituição, antiga Fundação Milton Campos, desenvolve estudos, pesquisas, debates, cursos e outros eventos e, mesmo vinculada legalmente ao Progressistas, dispõe de autonomia administrativa e financeira.
O deputado federal Covatti Filho (Progressistas-RS), presidente da Fundação, ressaltou a importância dos valores de Dornelles para a instituição. “Para nós é uma honra poder homenagear esse grande homem público. Dornelles simboliza tudo aquilo que buscamos em nossa fundação, nada mais justo que ela seja rebatizada em seu nome”.
O evento de lançamento do novo nome da fundação contou com a presença do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e de figuras importantes do Progressistas, como o presidente nacional do partido, Ciro Nogueira, o presidente da Câmara, Arthur Lira, o líder do partido na Câmara, deputado Doutor Luizinho, a senadora Tereza Cristina e o pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro Marcelo Queiroz.
*Com informações da Assessoria de comunicação da Liderança do Progressistas na Câmara dos Deputados