Acesse nossos conteúdos exclusivos!

Da Vitória defende ampliação das relações comerciais para potencializar crescimento econômico do Brasil

Da Vitória defende ampliação das relações comerciais para potencializar crescimento econômico do Brasil

No lançamento da Frente Parlamentar Mista do Comércio Internacional e do Investimento (FrenCOMEX) no ano de 2023, realizada nesta quarta-feira (10), no Itamaraty, em Brasília, o presidente do colegiado, deputado federal Da Vitória (Progressistas-ES), destacou que a ampliação das relações comerciais com outros países será fundamental para o crescimento econômico do Brasil nos próximos anos.

Em seu discurso, Da Vitória destacou que a produção sustentável e o Acordo de Livre Comércio com a União Europeia são desafios para incrementar a competitividade do Brasil no cenário mundial.

“Diante do cenário internacional cada vez mais reticente ao diálogo e hesitante ao papel de organismos internacionais, não há dúvidas de que este ano será repleto de desafios. Mais do que nunca, o comércio internacional terá papel fundamental para o fortalecimento de uma ordem global pacífica e cooperativa”, pontuou.

O presidente da FrenComex ressaltou que a Frente autuará para trazer à pauta do País os assuntos que permitam a melhoria do fluxo comercial brasileiro. Acrescentou ainda que a abertura do comércio com a União Europeia abrirá novos mercados para o Brasil e o Mercosul.

“Os números do comércio internacional refletem a importância do setor para nossa economia. Em 2021 ele representou 39% do PIB. No meu Estado, o Espírito Santo, onde também é uma atividade essencial para a economia, foram movimentados mais de 18 bilhões de dólares em 2022”, ressaltou Da Vitória.

O parlamentar também apontou a Medida Provisória 1152/22, que trata dos preços de transferência, relatada por ele na Câmara Federal e aprovada como uma vitória da Frente neste início de ano.

A Frencomex conta com a participação de 203 deputados e senadores. Além do ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, participaram o presidente o Instituto Brasileiro de Comércio Internacional (IBCI), Welber Barral; o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante; parlamentares, representantes do Governo Federal e do setor produtivo.

Mauro Vieira afirmou que a Frencomex terá papel importante na ampliação comercial do Brasil na implementação de políticas estratégicas de integração do País com a economia mundial. O chanceler afirmou que o Itamaraty está engajado na finalização do acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

Já o presidente do IBCI, Welber Barrral, falou sobre como a Frente vai ajudar o setor. “O Congresso Nacional, como todos nós sabemos, ganhou muita relevância nos últimos 10 anos, ganhou protagonismo. O papel do IBCI é apoiar estudos que possam demonstrar a relevância do comércio internacional em muitos temas novos: comércio e meio ambiente, comércio e barreiras não tarifárias, comércio e acordos internacionais, investimentos estrangeiros para o desenvolvimento do País. Para isso a Frencomex vai atuar e vamos apoiar”.

A FrenCOMEX

A FrenCOMEX é a primeira frente parlamentar da história do Congresso Nacional destinada a discutir e melhorar as políticas de comércio exterior. Na nova legislatura, os parlamentares membros mantêm o compromisso de trabalhar para atrair investimentos ao Brasil por meio da melhoria do ambiente de negócios e incrementar a atuação brasileira no exterior.

Desde 2020, a Frente debate e discute no parlamento, e juntamente ao Poder Executivo, diversas propostas para desburocratizar e abrir o mercado Brasileiro para maiores investimentos, além de impulsionar o setor produtivo brasileiro para um melhor desempenho no comércio internacional.

Em 2023, a Frente terá sete coordenações para tratar de assuntos específicos e agilizar as soluções legislativas. A composição será assim:

Presidente: Dep. Da Vitória (PP/ES)

Vice-presidente: Sen. Nelsinho Trad (PSD/MS)

Coordenação de Melhoria do Ambiente de Negócios: Dep. Zé Neto (PT/BA)

Coordenação de Acordos Comerciais: Sen. Nelsinho Trad (PSD/MS)

Coordenação de Suatentabilidade: Dep. Carlos Gomes (Republicanos/RS)

Coordenação de Tributário: Dep. Newton Cardoso Jr. (MDB/MG)

Coordenação de Agronegócio: Dep. Arnaldo Jardim (Cidadania/SP)

Coordenação de Operações de Comércio Exterior: Dep. Lucas Redecker (PSDB/RS)

Coordenação de Interlocução com outros países: Dep. Evair de Melo (PP/ES)

*Com informações da assessoria do deputado Da Vitória

Informações do post
Siga-nos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *