Acesse nossos conteúdos exclusivos!

Compliance

Compliance

Compliance

O Compliance tem como objetivo garantir a conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis à Fundação Francisco Dornelles.
Ele dissemina a cultura de integridade e responsabilidade, com o intuito de promover o cumprimento de normas éticas e regulatórias em todas as áreas da Entidade, além de identificar e avaliar riscos, desenvolvendo e implementando medidas para mitigá-los.
E, para melhor monitoramento da conformidade, foi implementando o Compliance na Fundação Francisco Dornelles com objetivo de evitar práticas ilegais, imorais, multas, litígios e danos à empresa, por meio de regras e procedimentos preestabelecidos.

Denúncia

A.  O que é o Canal de Denúncias da Fundação Francisco Dornelles?

É um canal de comunicação para detectar fraudes, condutas antiéticas, situações como fraudes, assédios, corrupção, ações antiéticas ou qualquer outra prática ilegal, podem ser denunciadas, com base em provas, ou indicação de caminhos a serem averiguados pelo setor responsável, com o intuito de descobrir o(s) responsável(eis) pelo(s) ato(s) ilícito(s). Existem diversos meios de contato, mas os principais são o e-mail: compliance@ffd.org.br, linha telefônica 61 3216-9761 e o link: Formulário A principal finalidade é incentivar colaboradores, Stakeholders, clientes e fornecedores a compartilharem informações que estejam em desacordo com as leis e normas éticas da empresa.

B.   O Canal de Denúncias faz parte do Programa de Integridade da Fundação Francisco Dornelles?

Sim. O Programa de Integridade possui em seu Código de Conduta, que orienta sobre os riscos aos quais a Entidade está exposta. Nele são estabelecidos os valores da Entidade, as diretrizes éticas e mecanismos de resolução de conflitos. Seu objetivo é guiar os colaboradores, Stakeholders, fornecedores e clientes sobre quais comportamentos são aceitos na Entidade ou não. Assim, é fundamental que o Canal de Denúncias seja um reflexo fiel dos preceitos identificados no Código de Conduta.

C.   O denunciante tem garantia do seu anonimato?

Sim. É fundamental que a ferramenta de Canal de Denúncias permita que todas as informações relacionadas à denúncia (íntegra do relato, plano de investigação e deliberações em relação às medidas disciplinares) sejam armazenadas e organizadas pelo analista de compliance, garantindo, assim, a segurança das informações, bem como a otimização no processo.

D.   Como ocorrem as investigações internas?

As investigações ocorrem conforme um plano de investigação, que indica as atividades que serão desenvolvidas, bem como os responsáveis, data de finalização e evidências esperadas para o cumprimento de cada uma delas. Após a realização da denúncia, a Entidade investigará os indícios de comportamentos antiéticos noticiados e tomará as medidas necessárias.

E.   Serão aplicadas sanções em casos de infrações comprovadas?

Sim, medidas disciplinares devem ser aplicadas nos casos que, comprovadamente, houver identificação de infrações ao Código de Ética e Conduta, normas internas e legislações aplicáveis.

Formulário